Ananda Escola

Metodologia

PROCEDIMENTOS NA REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS

Etapas de trabalho – ao iniciar as pesquisas no Projeto C.I.E.N.CI.A o educando realizará as seguintes etapas:

  • Elaborar o seu projeto de vida (pessoal, profissional e espiritual);
  • Escolher uma profissão que deseja pesquisar;
  • Definir os objetivos dessa pesquisa;
  • Pesquisar sobre a profissão e elaborar um quadro de tirocínio seguindo as normas da Metodologia Científica (objeto, finalidade, justificativa, fundamento, métodos, recursos e referências);
  • Definir um tema de pesquisa (relacionado com a profissão escolhida);
  • Elaborar um mini-projeto de pesquisa;
  • Elaborar o livro eletrônico “Os Novos Construtores” da profissão (profissionais e estudiosos que colaboraram com a evolução da mesma);
  • Em paralelo a esta pesquisa, o educando deverá escolher e realizar experimentos estabelecendo uma relação entre eles e a profissão pesquisada. Estes experimentos podem ser criados por eles ou já existentes;
  • Analisar os resultados e registrar as etapas da realização dos experimentos em um formulário específico (estudo dirigido).

Atualidades Científicas – a cada dia os pesquisadores do Projeto C.I.E.N.CI.A. deverão trazer uma atualidade científica para expor e discutir em sala. O objetivo desta atividade é, dentre outros, tornar a Ciência mais próxima do nosso cotidiano.

Novas descobertas – a cada dia, ao término dos trabalhos, cada educando deverá citar para os demais as novas teorias, novas informações, ou novas descobertas realizadas em sala. O objetivo desta atividade é, dentre outros, possibilitar ao educando sistematizar o conhecimento, socializando-o, tempo em que, além de ampliar seus conhecimentos acerca do que foi pesquisado, possibilita aos demais conhecer outras áreas, outras profissões diferentes.

PESQUISAS DE CAMPO

Uma pesquisa de campo é um processo de construção do conhecimento que tem como principais objetivos gerar novos conhecimentos, corroborar ou refutar algum conhecimento pré-existente, e, principalmente, possibilitar o contato direto do pesquisador com o objeto pesquisado, permitindo confrontar teoria e prática.

Na realização das pesquisas referentes às profissões escolhidas pelos educandos faz-se necessárias visitas aos diferentes campos de atuação profissional que os permitam ter contato com os profissionais e as particularidades de tais profissões.

Quando necessária a realização das pesquisas de campo, a coordenação deverá enviar para os pais um comunicado sobre a mesma, explicitando os objetivos, local, data, hora de saída e de retorno e o valor referente ao custeio do transporte.

REGISTRO E ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES DIÁRIAS

Cada educando receberá um formulário que será anexado em sua pasta, no qual será preenchido com todas as atividades realizadas no dia. A coordenação ficará responsável por conferir e assinar tal formulário.

Todo material ficará a disposição dos pais no arquivo do Projeto. Caso desejem conferir, devem solicitar à coordenação do Projeto ou coordenação pedagógica da Escola .

USO DE LIVROS, REVISTAS, CD, DVD, COMPUTADOR E OUTROS MATERIAIS DE PESQUISA

Durante o período de aula o educando terá livre acesso a todos os materiais necessários a realização de sua pesquisa. Entretanto, para a retirada de qualquer material da sala de pesquisa o educando deverá solicitar através de CI (Comunicação Interna) informando o item retirado, data de retirada e de entrega.

Vídeos em Destaques

Portal do Aluno

Ananda Escola. Todos os direitos reservados.