O caos e a desordem instaurados na sociedade é algo visível e inegável. Os seres humanos buscam, cada vez mais, a satisfação e o prazer desenfreado. A ciência oficial continua fragmentada, ocupada em especializar o homem e torná-lo técnico. Pensando em questões como estas, os educandos/pesquisadores do Projeto C.I.E.N.CI.A. elaboraram um código de ética que norteia a convivência harmoniosa entre eles e os demais educandos, entre eles e os educadores e funcionários da Escola , entre eles, visitantes e orientadores.
Ser é estar em relação e não existe uma coisa tal como viver no isolamento. É a falta de relações corretas que gera conflitos, angústias e lutas. Por menor que seja nosso mundo, se pudermos transformar nossas relações dentro desse pequeno mundo, essa transformação qual onda sonora ir-se-á dilatando constantemente, no mundo exterior. (KRISHNAMURTI, 1998).
Terão acesso às atividades do Projeto os educandos matriculados, visitantes, colaboradores, orientadores e convidados, com autorização prévia da direção da Escola .
Não será permitido durante o horário de aula:
- Uso de chapéus, gorros, bonés, etc.;
- Cabelos grandes soltos (prender durante as atividades por questão de segurança);
- Uso de bermudas, shorts, saias, camisetas decotadas e sandálias (também por questão de segurança);
- Lanchar dentro da sala. O lanche deverá ser feito em local adequado.
- Durante as pesquisas de campo os lanches e a água deverão ser levados de casa, em recipiente adequado, para evitar possíveis transtornos.
Direitos dos Educandos
- Ser acolhido com respeito e dignidade;
- Usufruir todos os benefícios, em igualdade de condições;
- Receber as orientações necessárias para o belo realizar de suas atividades;
- Ter acesso às instalações do Projeto, desde que estejam credenciados;
- Participar dos eventos promovidos pelo Projeto sejam eles de pesquisa e/ou extensão;
- Escolher as pesquisas e atividades práticas a realizar, desde que justifique tal realização;
- Usufruir o direito de ser orientado por um tutor.
Deveres dos Educandos
- Uso do jaleco da instituição;
- Uso de tênis ou sapato fechado;
- Uso devido e regular do material individual, tais como, régua, lápis, borracha, caneta, apontador ou lapiseira com grafite, etc.;
- Ser assíduo e pontual às atividades;
- Respeitar a todos indistintamente;
- Portar-se convenientemente em todas as dependências da Escola ou quando representando a mesma;
- Zelar pela conservação de tudo que é de uso coletivo e responsabilizar-se pelos danos que, porventura, causar.