Núcleo de
ludologia

Indo muito mais além do que inserir no cenário de sala de aula jogos, brincadeiras e divertimentos para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, o lúdico enquanto Núcleo de Estudos, contempla o trabalho com recursos que favoreçam ao mediador da aprendizagem e ao aluno, criar, recriar, inventar e usar a imaginação na resolução de problemas e construção do conhecimento.
Núcleo de
psicomotricidade

O conhecimento mental, quando em sua forma significativa, advém de uma concepção prática, dando ao aluno um conceito exato de esquema corporal.
No momento que ele adquire consciência corporal e consegue se expressar através do corpo, construindo autonomia e linguagem, nasce a compreensão de tempo, espaço, localização e movimento, eixos basilares para a construção do saber.
Núcleo de
alfabetização

Adentrar no universo da alfabetização é compreender, conduzir o aluno a compreender e apropriar-se de um objeto linguístico complexo, convencional e que exige do aluno operações cognitivas, além de demandar do educador conhecimento da psicogênese da língua escrita, psicologia cognitiva e psicologia do desenvolvimento.
Núcleo de
artes

Aqui compreendida como uma das múltiplas formas de comunicação, este componente curricular é versátil por sua capacidade em dialogar com todos os outros que contemplam tudo e todos em um universo de ensino e aprendizagem, lidando de maneira genuína com as quatro linguagens expressas na BNCC – dança, música, teatro e artes visuais.

Programa
capacitar
Programa desenvolvido pelo Centro de Estudos da Escola que trabalha na construção de todo e qualquer conhecimento teórico/prático que envolva assuntos relativos à sala de aula e suas necessidades, visando contemplar os elementos que compõe a esfera cognitiva, comportamental, emocional, afetiva, motora e moral dos educandos, tempo em que minimiza, contém e/ou extingue as dificuldades manifestadas pelos envolvidos no todo do processo de ensino-aprendizagem-sentimento.